Amanhã vou com meus amigos assistir o Balé Quebra-Nozes de Peter Iljitsch Tchaikovsky. Todo ano tem balé aqui na cidade, mas nunca consegui ir. Hoje quando fui ver a programação de Natal vi que esse ano vai ter de novo e fui logo pegar os ingressos. Eles são cortesia porque, para pegarmos, devemos levar 1Kg de alimento não perecível. Achei linda essa ideia porque vai ajudar muitas pessoas!
"Suíte do Balé "O Quebra-Nozes"
A invenção de um novo instrumento chamado celesta, uma espécie de combinação entre piano e carrilhão, segundo a definição do próprio compositor russo, foi o que inspirou a criação deste balé. Em 1891, na cidade de Paris e a caminho de Nova Iorque, o compositor descobriu seu som. Tão intensa e imediata foi sua atração, que Tchaikovsky enviou um instrumento a seu irmão dizendo: "... antes que algum outro seja mais rápido que eu e utilize seus efeitos... espero que seu som provoque uma sensação colossal."
Até então, o compositor não havia conseguido começar uma peça que a Ópera Imperial de Paris lhe havia encomendado com o tema do Conto de Hoffman: "Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos". Esta deveria ser uma peça musical natalina para crianças. Assim, em 1982 a suíte do balé foi tocada pela primeira vez sob a regência do seu próprio criador. O público, através de grandes aplausos e ovações, obrigou-o a repetir quase todos os números!
O instrumento, com aparência de um pequeno piano ou espineta e com um som similar ao dos sinos, fez realmente um grande sucesso. Talvez seja em "A Dança da Fada de Açúcar" onde mais se destacam os "solos" de celesta, o que imprime à passagem característica muito especiais - tanto sonoras, quanto com relação ao estado de espírito que ela evoca."
Período retirado do CD: Clássicos de Todos os Tempos - Peter Iljitsch Tchaikovsky. Reader's Digest -Música.
![]() |
Celesta |
Se eu conseguir um bom lugar, vu tirar fotos do balé. Espero que tenham gostado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário