terça-feira, 15 de julho de 2014

O Teleférico Desativado do Floresta - Petrópolis, RJ

Ontem, eu, meu marido, meu cunhado e meus dois primos fomos ao Teleférico do Bairro Floresta que está desativado desde a década de 1990 (não sei o motivo). Lá havia pista de esqui, restaurante e o famoso teleférico. As pessoas subiam até o topo da montanha de teleférico e desciam escorregando numa vala que era untada com algum tipo de cera. Meus pais me contam que já foram lá e que muitos turistas frequentavam o local. Devia ser bem interessante. 
Neste ano, a Prefeitura anunciou que fará a desapropriação do local para criar uma área destinada aos jovens. Não sei bem ainda o que farão lá, mas espero que fique pronto em breve!

Já fui no local três vezes, duas quando tinha uns 10 anos e ontem. Quando fui com 10 anos de idade, o cabo que sustentava as cadeiras do teleférico ainda estavam em pé, então, dava pra gente subir na cadeira pra tirar foto. Mas ontem quando fui não deu para tirar a foto no mesmo lugar, pois tiraram os cabos do lugar. Agora estão caídos pelo chão e as cadeiras estão jogadas pelos cantos. Apesar de eu não ter visto o local funcionando (porque foi desativado antes de eu nascer), deu uma certa nostalgia ver tudo abandonado.

A montanha tem um pouco mais de 1.000 metros de altitude e dá para ver todo o centro da cidade e vários bairros como Cascatinha, Caxambu e o próprio Floresta. A vista é divina e a montanha também! Eu amei ter voltado lá depois de tanto tempo, pois aquele lugar abandonado faz parte da minha infância!
Aqui tem algumas fotos do lugar e da vista, só não coloquei a foto da parentada por questões de privacidade.

Esta é a entrada




Aqui tem algumas cadeiras do teleférico jogadas morro abaixo


Esta é minha parte preferida. As árvores cresceram ao lado da antiga "vala de escorregar"

Este aqui era um boneco de esqui. Quando eu fui ao local com 10 anos, ainda estava de pé




Aqui já estamos no topo da montanha, ao lado de uma torre




Eu




Aqui é o centro da cidade


Eu numa cadeira pendurada na árvore, e atrás de mim tem um dos cabos caídos

A mesma cadeira que estou na foto de cima


Beijos, 
Fernanda Occhioni

2 comentários: