quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Palácio Rio Negro!

"Erguido em 1889 por  Manoel Gomes de Carvalho, o Barão do Rio Negro, rico produtor de café. A construção eclética é um projeto do engenheiro Antonio Januzzi. Possui escadaria e pisos em mármore, salões com piso forrado de parquet composto por madeiras nobres do Brasil com desenhos de grãos de café. Serviu de residência de verão a diversos presidentes da República, desde 1903, quando passou a pertencer ao Governo Federal. Em 2005, passou a ser administrado pelo IPHAN."

Fonte: http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/turismo/atrativos-turisticos/94-centro-historico-aberto-a-visitacao/82-palacio-rio-negro.html

Engraçado que, aqui em Petrópolis, temos milhares de construções antigas, muitas delas abertas à visitação, porém, a grande maioria dos petropolitanos nunca foi e nem sabe que podemos entrar. Eu mesma nunca tinha ido ao Palácio Rio Negro, e olha que passo em frente todos os dias. A entrada é grátis e o horário de visitação é de terça à sábado, das 10h às 17h, então não tem desculpa para não ir. 
De uma coisa não posso reclamar, nossa cidade é muito bonita e tem muitos lugares interessantes para visitar. Por exemplo, que gosta de antiguidades, como eu, tem várias lojas de antiguidades e brechós espalhadas pela cidade; pra quem gosta de fazer trilha, o que não falta nessa cidade é mato! Pra quem gosta de comer bem (ou muito), também tem várias opções! 
Às vezes a gente fica na rotina e não vai nos lugares por preguiça ou por não saber mesmo. Tem pessoas que conheço que nunca foram ao Museu Imperial. Sei que pode parecer bobagem, mas isso faz parte da história da nossa cidade, e nada mais importante do que conhecer as raízes dela.
Enfim, vou falar minha opinião sobre o Palácio Rio Negro. O lugar é uma mistura de barroco com contemporâneo, impressionismo com cubismo, ditadura com democracia. Por que digo isso? Bem, porque lá tem móveis antigos nos estilos barroco e Luís XV e tem móveis de vime, tem uma sala que era um cinema e que agora tem até projetor. Tem quadros impressionistas como os de Monet e tem quadros contemporâneos. Eu mencionei a ditadura porque nessa época os militares pintaram por dentro todo o palácio de branco, escondendo os desenhos que haviam nas salas. Há pouco é que descobriram os desenhos por causa de uma infiltração. Achei uma pena, pois, pelo que vi, os desenhos são lindos, e como o palácio é enorme, custaria uma fortuna restaurar todas as pinturas. Escolhi umas fotos para mostrar melhor sobre o que estou falando, espero que gostem!









Aqui estão os quadros dos Presidentes


Essa é a foto que falei em que a pintura branca da parede descascou e revelou a arte pintada nas paredes!



Banheiro com decoração em vime






Nessa sala está o quadro que falei que parece cubismo



Não consegui abrir os olhos! O Sol estava muito forte!

Essas casas estão a lado direito do Palácio!

Obs.: Tinham mais fotos, mas o Willian apagou...

Beijos, 

Fernanda Occhioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário