quinta-feira, 21 de março de 2013

Caminhada ao Pinheirinho - Petrópolis, RJ

No domingo passado, antes da chuva que causou muitas mortes aqui na cidade, eu, meu noivo, meus tios e alguns amigos deles fomos fazer uma caminhada em um lugar chamado Pinheirinho. Acredito que esse nome seja por causa de uma casa que havia no meio do mato há uns 40 anos atrás, cujo dono plantou em frente à casa alguns pinheiros... Enfim, passamos um dia lá, eles fizeram churrasco, café e assaram até um frango. Eu e meu noivo fizemos sopa, bacon e arroz para saber se nosso kit acampamento está bom, também levamos pão e barra de cereal. Ainda falta alguns ajustes nele, mas está ficando ótimo. No próximo dia 30 pretendemos acampar uma noite com as mesmas pessoas, mas em um lugar diferente. Estou muito ansiosa e curiosa para saber como é, já que nunca acampei. A única coisa que fiz foi subir as montanhas e descer no mesmo dia.

Começamos a subir lá pelas 8 da manhã e descemos quase 4 da tarde. A chuva nos pegou na descida e chegamos em casa ensopados de tanta água. A chuva atravessou a noite e ocorreram vários deslizamentos de terra em vários pontos da cidade. Até agora, infelizmente, 28 pessoas morreram e muitas outras estão desabrigadas, pois suas casas estão em áreas de risco. Fico muito triste quando chega esse período de chuvas, porque todo ano pessoas morrem soterradas. A Prefeitura ainda tem a cara-de-pau de falar que não tem lugar para construir casas para essas famílias desabrigadas, mas não é verdade. Aqui na cidade, e na maioria dos bairros, têm vários lugar grandes e sem risco para construírem casas populares. No bairro que meu noivo mora fizeram um armazém enorme, cortaram várias árvores, abriram morro, tudo para uma empresa apenas. Então, porque a Prefeitura não faz isso também? Já que é pra desmatar a floresta, que seja para um bem social maior, e não apenas para uma pessoa ou um pequeno grupo.

Um ponto que tem sido muito discutido na faculdade em que estudo é o fato de terem várias casas antigas, tombadas pelo IPHAN (não sou contra o tombamento, mas a cidade toda praticamente está tombada) e que estão vazias, não têm caseiros morando e muito menos estão sendo alugadas, ou seja, as casas, lindas e maravilhosas que têm aqui na cidade não estão atendendo sua função social, que é dar moradia. Agora, pra que tantas casas, sendo que muitas delas estão até abandonadas. Pra mim parece que só servem para mostrar aos turistas nossas origens históricas, enquanto aquelas pessoas que perderam tudo estão em colégios esperando uma atitude dos órgãos competentes. De que adianta tanta beleza, sendo que a maioria da população não tem nem onde morar direito? Engraçado que, quanto mais tragédias têm aqui na cidade, mais caros vão ficando os imóveis. Os preços chegaram a um ponto que ninguém consegue comprar.

Enfim, eu precisava desabafar e espero que essas palavras possam servir algum dia para verem que tudo isso tem solução, basta terem interesse para isso.

Vou colocar aqui algumas fotos da nossa caminhada. Tenho gostado muito de ideia de acampar, pois amo estar em contato com a natureza.




O bairro Caxambu é um dos principais produtores de verduras e legumes de Petrópolis. Ele abastece as feiras livres da cidade, junto com o Brejal, que também produz hortaliças, além de frutas.


A casa que havia ai ficava logo à direita na foto. Não sei quanto tempo faz, mas ela já foi demolida, ou então foi comida por cupim, sei lá...

Com certeza essas árvores caíram por causa de alguma chuva forte que teve no local. E por que homem gosta tanto de subir em árvores?


Nossa "cozinha" estava uma bagunça porque tínhamos acabado de almoçar. Reparem que a meia do Willian está para fora da calça. Ele disse que é para não entrar formiga quando estivesse deitado no chão.



Lá têm muitas árvores enooormes, fico babando nelas.

Minha cara está estranha e meu cabelo está igual ao do predador, mas gostei dessa foto!


A água estava gelada de doer o corpo, mas o banho foi maravilhoso. Interessante é que o cabelo fica tão bom por causa da água fria, que nem precisa desse monte de cremes que usamos todos os dias.

Depois do banho de rio, nosso novo amigo de caminhada tirou essa foto para guardarmos de lembrança!

Gostei muito do passeio, estava precisando muito e espero poder ir mais vezes. Também espero que Deus conforte o coração de quem perdeu sua família e sua casa.

Fernanda Occhioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário